Publicação

Voltar

ago
30

CARF volta a reconhecer como insumo as despesas com publicidade e propaganda

O CARF voltou a analisar a tomada de créditos de PIS/COFINS sobre despesas com publicidade e propaganda, considerando tais despesas como insumos da atividade do contribuinte à luz dos critérios da essencialidade e relevância, trazidos pelo STJ. A decisão foi proferida durante a sessão do dia 22 de agosto, em julgamento de recurso voluntário em processo administrativo envolvendo empresa do ramo de meios de pagamento.

Assim, os contribuintes passam a contar com mais um precedente favorável envolvendo a matéria – em agosto de 2018, o CARF havia proferido decisão afastando a glosa de créditos relativos à publicidade e propaganda e mais recentemente a Delegacia da Receita Federal de Julgamento reconheceu o direito ao crédito em favor do contribuinte.

Entretanto, deve-se ressaltar que nem sempre as despesas com publicidade e propaganda serão consideradas insumos, sendo imprescindível a análise de cada caso, a fim de verificar as particularidades das atividades de cada contribuinte.

O WFaria Advogados conta com equipe especializada e alta tecnologia tributária para auxiliar seus clientes na identificação desses e outros tipos de créditos passíveis de aproveitamento.

Artigo realizado por Dra. Paula Sandoval e Dra. Leila Bezerra