201801.10
0

CGU aprova Manual de Orientações Técnicas de Auditoria Interna do Executivo Federal

by in Blog

O Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) emitiu a Instrução Normativa nº 08, que aprova o Manual de Orientações Técnicas da Atividade de Auditoria Interna Governamental do Poder Executivo Federal. O documento apresenta disposições a serem observadas pelos órgãos, sem, contudo, restringir a autonomia de cada um no que se refere à definição dos seus métodos de trabalho, sistemas e modelos.

O objetivo do Manual é estabelecer orientações que auxiliem as Unidades de Auditoria Interna Governamental (UAIG) na operacionalização do conteúdo constante no Referencial Técnico aprovado pela Instrução Normativa nº 03/2017. O documento se propõe a indicar formas de colocar em prática os requisitos definidos pelo Referencial, além de contribuir para a uniformização de entendimentos e práticas.

Referencial

O Referencial Técnico estabelece princípios, diretrizes e requisitos para a prática profissional da atividade de auditoria interna, trazendo conceitos como avaliação e consultoria baseadas nos riscos de cada órgão e entidade do Governo Federal. O normativo entrou em vigor na última semana, devendo ser seguido por todas as unidades que integram o Sistema de Controle Interno.

Fonte: CGU